Perfil dos Estudantes

A Unidade Escolar é composta por alunos oriundos da classe média-baixa e da rede pública de ensino, sendo que menos de 2% são oriundos da rede privada de ensino. Uma característica marcante é que a maioria dos alunos é da zona rural por volta de 80%, o turno noturno encontra-se com mais frequência à defasagem entre idade/série.
A renda familiar está abaixo de dois salários mínimos, recebe ajuda social do governo a Bolsa Família, e possui moradia própria. Enquanto estrutura familiar é tradicional e sólida, apresenta pequeno índice de separação ente casais, o número de mães solteiras é pequeno, o pensamento da cidade tem traços da cultura tradicional.
Os nossos alunos são predominantes cristãos divido entre católicos e evangélicos, não se percebe a presença do culto africano.
O anseio da comunidade estudantil encontra-se equilibrada entre prosseguir os estudos e o trabalho.
O número de alunos que ingressam nas universidades tem aumentado em proporção há outros anos, mas ainda continua baixo em relação aos que ficam fora, percebe-se mais claramente esta situação quando iniciam as inscrições para o ENEM, mesmo com todo o incentivo, ainda resistem por não pensarem na educação como a possibilidade de melhorar sua condição de vida.
Uma grande parte dos alunos ao terminar o Ensino Médio vão para São Paulo o grande “Eldorado”, sobretudo em sua grande maioria para trabalhar em restaurante japonês, característica marcante da cidade, isto por conta de familiares e amigos ter experiência neste mercado de trabalho.  
As principais dificuldades apresentadas no processo de ensino e aprendizagem devem a alguns fatores, tais como: a ausência coordenação pedagógica, sabe que a ela por si só não é a resolução de todos os problemas, mas podemos afirmar que uma peça sine qua no neste processo, pois os gestores escolares ocupam muito das questões administrativas, ficando a desejar o acompanhamento pedagógico. Apresentam dificuldade em leitura e escrita, que permeiam todas as disciplinas e não somente a área de linguagem. Outro fator determinante é o desinteresse escolar que é gerado também pela falta de perspectiva do aluno, estudando apenas para estar na média e refletindo bom pouco sobre seu processo de aprendizagem.
Enquanto a estrutura física e não ao espaço físico, a área externa é excelente, porém falta a cobertura da quadra impossibilitando a utilização da mesma, sobretudo no turno vespertino devido às altas temperaturas do semiárido baiano, além da ausência de auditório e refeitório.
Apesar destas dificuldades tentamos construir uma comunidade de discentes crítica e reflexiva, são jovens com potencial e desejos que requer de nos mais empenho, trabalho e dedicação. 

4 comentários:

  1. o 3B ARRASOU!!!!!!!!!!!!
    COMO SEMPRE; NE!!!!!
    KKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  2. CONCORDO PLENAMENTE LANNY O 3ºB DEU UM SHOW DE BOLA!!!!!!!!
    KKKKKKKKKKK
    FICOU NOTA 100000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000 O BLOG ESTÁ MARAVILHOSO!!!!!
    PARABÊNS GESTÃO!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. QUANDO VEJO ESSAS FOTOS VEJO A IMPORTANCIA; DA EDUCAÇÃO EM NOSSSAS VIDAS...
    EMBORA NÃO ESTEJA EM MINHA CIDADE;SINTO ORGULHO DE SER CORDEIRENSE E EX-ALUNA DO COLEGIO E.J.M.CORDEIROS...
    ARRASOU ADEMARIO!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir